O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro vai mesmo ser ouvido pelos deputados sobre a atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) no caso que envolve o ministro João Galamba. Esta quarta-feira, a Comissão dos Assuntos Constitucionais pré-agendou uma data e hora.
A audição está prevista para a próxima semana, dia 6 de junho às 15:00. O deputado do PSD e presidente deste órgão parlamentar, Fernando Negrão, explicou, porém, que este agendamento está pendente da autorização do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, uma vez que a audição decorrerá à mesma hora do plenário.
"Logo que tenhamos essa autorização do senhor presidente, ou não, eu naturalmente comunicarei a todos os senhores deputados", disse.
O PS tinha chumbado a audição de António Mendonça Mendes mas a Iniciativa Liberal recorreu. A verdade é que o secretário de Estado adjunto de António Costa tem recusado esclarecer se foi o próprio a dizer a João Galamba para contactar os serviços secretos.
Em causa está a já famosa recuperação do computador do ex-adjunto Frederico Pinheiro.
Nesta reunião, os deputados aprovaram também um requerimento da IL para ouvir com urgência o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) sobre o mesmo assunto.
Este requerimento foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, PSD e IL. Chega, Bloco de Esquerda, PCP, PAN e Livre estavam presentes no momento da votação.