Eleições Autárquicas

Livre reúne-se no Porto para traçar estratégia autárquica

No 16.º Congresso, no Porto, o partido está centrado na estratégia para as eleições autárquicas de outubro,

Ricardo Castelo/NFACTOS

Lusa

O Livreorganiza hoje o seu 16.º Congresso, no Porto, centrado na estratégia do partido para as eleições autárquicas de outubro, que já conta com quase meia centena de candidaturas, metade resultantes de coligações à esquerda.

De acordo com o programa divulgado pelo partido, a reunião magna terá início às 09:30, no Mosteiro de São Bento da Vitória, e terminará pelas 19:00, com discursos dos candidatos às eleições autárquicas de 12 de outubro e intervenções dos porta-vozes Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes.

O congresso marca ainda a 'rentreé' política do Livre.

A reunião estava inicialmente prevista para os dias 06 e 07 de setembro, também no Porto, mas o Livre reagendou para esta semana devido ao acidente com o Elevador da Glória que causou 16 mortos e vários feridos no início do mês.

Este ano, segundo fonte oficial do partido adiantou à Lusa, de um total de quarenta e nove candidaturas, o Livre conta com 25 coligações à esquerda, sendo as suas grandes apostas Lisboa (encabeçada pela socialista Alexandra Leitão, que junta PS, Livre, BE e PAN), Sintra (com a socialista Ana Mendes Godinho a ser apoiada pelo PS e Livre) e Porto, onde o partido candidata o dirigente Hélder Sousa.

No total, o Livre vai coligado com PS, BE e PAN em Lisboa, Albufeira e Ponta Delgada; apenas com o PS em Felgueiras e Sintra; com o PAN e o PS na Póvoa de Varzim e na Trofa; com os independentes (Cidadãos por Coimbra), PS e PAN em Coimbra; com o movimento independente "Evoluir Oeiras", BE e o Volt a Oeiras; com o BE e o PAN em Cascais, Figueira da Foz, Leiria, Loures, Odivelas, Portimão, Silves e Santiago do Cacém; e apenas com o BE em Almada, Barreiro, Castelo Branco, Loulé, Odemira, Santarém, Seixal e Vila Nova de Gaia.

Apresenta ainda listas próprias à Amadora, Aveiro, Barcelos, Braga, Caldas da Rainha, Entroncamento, Faro, Funchal, Gondomar, Lagos, Matosinhos, Montijo, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Porto, Rio Maior, Santa Maria da Feira, Sesimbra, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira e Vila Real.

Nenhum dos seis deputados na Assembleia da República será candidato autárquico.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, o Livre conquistou oito eleitos locais, que mantém até hoje: um vereador em Lisboa (Rui Tavares), um deputado municipal em Lisboa (Isabel Mendes Lopes), Oeiras, Felgueiras e Vila Real de Santo António e três membros nas assembleias de freguesia de Penha de França, Lumiar e Carnaxide e Queijas.





Últimas