A economia global está estagnada, e este ano, vai ser igual a 2024. Os dados são das Nações Unidas (ONU), que apontam para um crescimento de 2,8% a nível mundial, abaixo dos valores do crescimento económico antes da pandemia de covid-19.
As quebras no investimento e na produtividade, e o endividamento, estão a travar o crescimento económico em todo o mundo e as perspetivas para 2025 não são animadoras.
A ONU diz que nenhum país pode ignorar estes sinais e que, num mundo globalizado, qualquer problema num lado do planeta cria um efeito imediato, que se espalha rapidamente.
Desaceleração nos EUA e Europa
Nos Estados Unidos é esperada uma desaceleração da economia por causa da liberalização do mercado de trabalho e da redução no consumo. Na Europa, a culpa é da baixa produtividade e do envelhecimento da população.
Pelo contrário, na Ásia e em África deverá haver um ligeiro crescimento, suportado pelo aumento do consumo e pela estabilização da economia chinesa.
A inflação global deve começar a diminuir. mas, em algumas regiões, os preços dos alimentos vão continuar a aumentar e tornar-se um dos fatores que mais contribuem para o fosso entre os mais ricos e os mais pobres.