Apesar de considerarem que o IRS Jovem é uma medida positiva que terá impacto positivo na vida dos contribuintes mais jovens, os estudantes universitários pedem que que seja feito mais para reter o talento e fixar os mais novos no país.
Em declarações à SIC Notícias, Inês Palma, vice-presidente de política educativa da Federação Académica de Lisboa, diz que a alteração ao IRS Jovem "é um incentivo e uma grande ajuda para os estudantes", mas também "para o país", já que, sublinha, contribuirá "para a fixação de jovens e para a retenção de talento."
"Traz-nos um sentimento de valorização, de esperança para os reféns formados terem mais oportunidades e sentirem-se mais valorizados no nosso país", defende.
A medida destinada a jovens até aos 35 anos e que não tenham mais de 10 anos de trabalho, ainda assim, "não chega", reconhece Inês Palma.
As isenções estão limitadas a 55 vezes o Indexante de Apoios Sociais, que corresponde a cerca de 28 mil euros anuais. À SIC Notícias, Pedro Neto Monteiro, presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, elogia a medida destinada à população jovem, mas lembra que "é preciso garantir algum equilíbrio e justiça social."
"Tem de haver um apoio adicional a jovens que, efetivamente, têm mais dificuldades e que vivem em situações socioeconómicas um bocadinho mais frágeis."
As estimativas do Governo apontam para que entre 350 mil a 400 mil pessoas venham a beneficiar do IRS Jovem.
Apesar de o IRS Jovem apenas contemplar uma isenção total de imposto sobre 100% do rendimento no primeiro ano de trabalho (a parcela de rendimento sujeita a IRS vai aumentando ao longo dos 10 anos), num salário bruto de 1.100 uma simulação da consultora Deloitte indica que se manterá sem pagar imposto até ao 4.º ano.
Entre o 5.º e o 7.º ano pagará 203 euros de IRS, valor que sobe para os 739 euros do 8.º ao 10.º ano. No total, no conjunto destes 10 anos, a sua fatura fiscal com IRS será de 2.824 euros. No mesmo período, um trabalhador que pela idade já não possa beneficiar do IRS Jovem, terá pagado 12.748 euros de imposto, ou seja, mais quase 10 mil euros