Economia

Euribor: taxas a 3 e 6 meses no valor mais baixo do ano

As taxas do crédito à habitação a três e seis meses desceram para os valores mais baixos no último ano. Mesmo assim, as descidas na prestação da casa deverão ser muito pequenas.

SIC Notícias

As Euribor a três e seis meses desceram, nesta segunda-feira, para os valores mais baixos no último ano. Com estas alterações, as taxas a três e seis meses estão hoje na casa dos 3,6%, e a taxa a 12 meses nos 3,5%.

Entre setembro e dezembro do ano passado, a taxa a seis meses (que é a mais utilizada em Portugal) esteve sempre acima dos quatro pontos, levando muitas famílias ao sufoco financeiro.

Desde então, as Euribor têm estado a baixar quase diariamente, mas de forma muito lenta, transformando estas descidas numa espécie de planalto. Isto quer dizer que ainda é cedo para dizer que vem aí um alívio relevante nas prestações do crédito à habitação.

A próxima reunião do BCE realiza-se nesta quinta-feira. Os investidores antecipam uma manutenção das taxas nesta reunião, mas esperam uma nova descida na reunião de setembro.

O BCE fez em junho a primeira descida das taxas de juros em muitos meses, em 25 pontos base, mas não se comprometeu com novas descidas.

Os analistas antecipam que as taxas Euribor cheguem ao final do ano em torno de 3%. Se isso acontecer, um crédito de 150 mil euros, a 30 anos, com um spread de 1%, baixaria, face a dezembro do ano passado, de 805 euros para 716 euros, uma descida de 89 euros.

Se renovou a sua prestação a seis meses em junho, e se a Euribor descer para os 3%, a prestação baixará cerca de 60 euros por mês.

Últimas