Economia

EDP regista lucro de 437 milhões de euros no primeiro semestre do ano

"O resultado líquido da EDP no primeiro semestre de 2023 atingiu os 437 milhões de euros, um aumento de 43% em termos homólogos", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

EDP

Lusa

SIC Notícias

A EDP totalizou 437 milhões de euros de lucro na primeira metade do ano, um aumento de 43% em comparação com igual período do ano passado, foi comunicado, esta quinta-feira, ao mercado.

"O resultado líquido da EDP no primeiro semestre de 2023 atingiu os 437 milhões de euros, um aumento de 43% em termos homólogos", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para este resultado contribuiu uma recuperação de 68% na produção hidroelétrica. O nível médio dos reservatórios e albufeiras da EDP em Portugal está, atualmente, em máximos de 10 anos para este período.

Por sua vez, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) recorrente avançou, neste período, 24% para 2.464 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento na produção hídrica e pela normalização dos custos de abastecimento de eletricidade e gás, em comparação com o mesmo período de 2022.

Custos financeiros líquidos agravaram-se 8%

Já os custos financeiros líquidos agravaram-se 8% para 416 milhões de euros, devido ao aumento do custo médio da dívida. Entre janeiro e junho, o investimento bruto ascendeu a 2.900 milhões de euros, 97% dos quais em energias renováveis e redes de eletricidade.

"O investimento em nova capacidade de energias renováveis atingiu os 2.300 milhões de euros, dos quais mais de 80% nos Estados Unidos e Europa", precisou.

Em junho, a dívida líquida situava-se nos 15.300 milhões de euros, "resultado da aceleração do investimento em renováveis e redes de eletricidade, do pagamento do dividendo anual em maio de 2023 e da evolução de fundo de maneio regulatório".

A elétrica espera ainda que a compra da totalidade dos minoritários da EDP Brasil tenha um impacto positivo de cerca de 90 milhões de euros no lucro de 2023 e de 120 milhões de euros por ano entre 2024 e 2026.

EDP anunciou ter atingido limite de participação na EDP Brasil

Na quarta-feira, a EDP anunciou ter atingido um limite de participação na EDP Brasil, na sequência de compras realizadas no âmbito da Oferta Pública de Aquisição (OPA), podendo desencadear a aquisição potestativa.

Face ao desempenho verificado no primeiro semestre, a EDP prevê atingir, este ano, um EBITDA recorrente de cerca de 5.000 milhões de euros, um lucro recorrente de aproximadamente 1.100 milhões de euros e uma dívida líquida de 15.000 milhões de euros. Na sessão de hoje da bolsa, as ações da EDP recuaram 1,18% para 4,36 euros.

Últimas