Economia

Putin inaugura gigantesco projeto de gás natural liquefeito no Ártico

Este projeto, estimado em 21.000 milhões de dólares, está localizado na Península de Gydan. Moscovo espera que esta rota do Ártico possa no futuro competir com o Canal de Suez no comércio de hidrocarbonetos.

SPUTNIK

SIC Notícias

Lusa

O Presidente russo Vladimir Putin inaugurou esta quinta-feira, em Murmansk, a primeira linha do Arctic LNG 2, um gigantesco projeto de gás natural liquefeito (GNL) no Ártico, do qual a francesa TotalEnergies se retirou em 2022.

"Solicito autorização para iniciar as operações de transporte no mar", indicou um operador durante a cerimónia de lançamento, transmitida pela televisão russa, noticiou a agência France-Presse (AFP).

"Permissão concedida", respondeu Putin, puxando a alavanca, ao lado do diretor da gigante do gás Novatek, Leonid Mikhelson.

Este projeto, estimado em 21.000 milhões de dólares, está localizado na Península de Gydan, a cerca de trinta quilómetros de uma primeira central gigante de GNL na Península de Yamal, que entrou em operação em 2017.

Espera-se que o projeto atinja uma capacidade de produção de 19,8 milhões de toneladas de GNL por ano, através de três linhas de produção, explorando o rico campo de gás da vizinha Utrenneye.

A francesa TotalEnergies tinha anunciado em 2022, após o início da ofensiva russa na Ucrânia, interromper o financiamento do Arctic LNG 2, do qual a Novatek detém 60% ao lado das chinesas CNPC e CNOOC e da japonesa Japan Arctic LNG.

O Arctic LNG 2 é um dos principais projetos na exploração planeada pela Rússia da "rota marítima do norte" que liga a Ásia à Europa.

Moscovo espera que esta rota do Ártico, viabilizada graças ao aquecimento global e ao degelo, possa no futuro competir com o Canal de Suez no comércio de hidrocarbonetos.

Últimas