Duarte Cordeiro, Ministério do Ambiente e da Transição Energética, confirmou, em entrevista à SIC Notícias, que a parte poortuguesa do gasoduto entre a Penísula Ibérica e França custará a Portugal entre 200 e 300 milhões de euros. Admite que será pago pelos portugueses se não conseguir 100% de financiamento europeu.
"Será mais próximo de 300 milhões de euros, adaptado a hidrogénio".
Em entrevista à SIC Notícias, destaca que o objetivo é ter financiamento europeu. Lembra que o acordo entre Portugal, Espanha e França vai permitir recuperar a classificação de "Projeto de Interesse Comum", o que abre a possibilidade a um financiamento da Europa.
"Se nao for totalmente financiado por fontes de financiamento europeias é porque o resto será financiado por Portugal", afirma, acrescentando que, nesse caso, terá impacto tarifário.
O ministro admite que não está em condições de garantir que Portugal não terá problemas de abastecimento de gás no futuro.
Qual é o interesse para Portugal?
O ministro do Ambiente esclarece que o gasoduto ibérico assenta numa rede já existente e que reforça a resiliência de Portugal. O responsável destaca a possibilidade futura de Portugal vir a exportar gás.
Na SIC Notícias, falou ainda de uma "enorme desinformação" e apontou mesmo o dedo ao PSD, destacando "declarações absurdas" de Paulo Rangel.
"Se vamos fazer uma nova interligação, convém fazê-la do ponto de vista de adaptação para a utilização no futuro. Seria um absurdo sabermos que o futuro vai ser o hidrogénio e fazermos um investimento de adaptação abaixo da capacidade para hidrogénio".
O ministro do Ambiente explica ainda que vai ser possível a utilização de todos os tipos de gases: "Vamos sempre aproveitar as ligações que vamos fazer, aos poucos vamos renovando a rede".
Gasoduto entre Penísula Ibérica e França
O projeto foi acordado e anunciado por Portugal, Espanha e França, em Bruxelas, durante uma reunião dos líderes dos Governos dos três países.
António Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron decidiram avançar com um "Corredor de Energia Verde", por mar, entre Barcelona e Marselha (BarMar), em detrimento de uma travessia pelos Pirenéus (MidCat).
O calendário, as fontes de financiamento e os custos relativos à execução do corredor verde BarMar serão debatidos num novo encontro a três em dezembro, em Alicante, Espanha.
O gasoduto entre Barcelona e Marselha poderá levar cinco a sete anos a estar concluído e o objetivo é ser financiado por fundos europeus, disse, entretanto, o Governo espanhol.
Reservas de gás em Portugal chegam para “pouco menos de um mês”
O presidente da REN diz que as reservas de gás do país chegam para “pouco menos de um mês”.
"Este número pode parecer muito baixo, mas é um número normal para muitos países. O que é crítico é que se mantenha o fluxo de abastecimento, que neste momento é essencialmente por Sines".
Em entrevista à SIC Notícias, Rodrigo Costa, adianta, ainda que, no caso de existirem problemas no porto de Sines, o gás que nos chega através de gasodutos não é suficiente.
Ministro da Economia antecipa inverno difícil na Europa
O ministro da Economia diz que, caso a Europa não se organize e dê uma resposta conjunta ao problema do abastecimentro de gás, o inverno será complicado assim como o inicio do próximo ano.
António Costa Silva volta a assegurar Portugal tem reservas de gás suficientes.
O ministro da Economia avisa que este inverno vai ser complicado, assim como o início do próximo ano. Prevê que a luta pelo abastecimento de gás na Europa vá mesmo tornar-se "caótica".