Economia

Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas explica diferença entre o preço a pagar pelos combustíveis e o anunciado pelo Governo

A descida do preço dos combustíveis ficou nos 11 cêntimos por litro.

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, António Comprido, explicou, em entrevista à SIC Notícias, a diferença entre preço a pagar pelos combustíveis e o anunciado pelo Governo.

António Comprido diz que está relacionado com subida das cotações médias do gasóleo e gasolina no mercado europeu e a desvalorização do euro face ao dólar. Admite ainda que que algumas empresas possam ter demorado a atualizar os preços.

O ministro do Ambiente garantiu esta terça-feira que o Governo “não hesitará em atuar” caso se comprove que há gasolineiras a incumprir a redução do preço dos combustíveis imposta com a decisão de descer o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Duarte Cordeiro disse que, caso as empresas não desçam os combustíveis na mesma proporção da descida do ISP, serão tomadas “medidas extraordinárias” pelo Governo, mas escusou-se a avançar quais, considerando que ainda é “prematuro”.

“O Governo não terá qualquer tipo de hesitação em atuar e tomar as medidas que forem necessárias para o cumprimento daquilo que é a expectativa coletiva que temos, quando tomamos decisões tão importantes como a redução do ISP com a expectativa de aliviar o custo das famílias e das empresas”, assegurou.

SAIBA MAIS

Últimas