A EDP vai aumentar os preços da eletricidade cerca de 3%, em média, no próximo mês de maio. Um aumento na mesma medida daquele que está previsto para o mercado regulado em abril.
“A EDP Comercial fará uma atualização da tarifa de eletricidade para os seus atuais clientes residenciais (…) Esta atualização vigorará a partir de maio e representa uma variação média de 3%”, indica a empresa, num comunicado enviado à imprensa, esta quinta-feira.
A elétrica indica que o contexto internacional “provocou uma subida no preço de aquisição de eletricidade, que é atualmente cerca de três vezes superior ao que foi registado no último trimestre do ano passado”.
Durante o ano de 2021, a empresa decidiu manter os preços inalterados. No passado dia 22 de fevereiro, na apresentação de resultados, a empresa afirmou que não esperava mexer nos preços este ano.
A atualização da EDP é feita em linha com a anunciada recentemente para o mercado regulado. As tarifas reguladas de eletricidade e gás natural vão sofrer uma revisão intercalar já em abril, com um aumento de 3% dos preços médios para as famílias, anunciou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
A ERSE justificou esta atualização com a “escalada de preços no mercado grossista de eletricidade” e também no de gás natural.
Mas a EDP e o regulador não foram as únicas entidades a fazer anúncios de subidas nos preços. A Galp vai subir as tarifas aos clientes domésticos a partir de 15 de abril, com aumentos mensais de até três euros no gás natural, e entre um e dois euros na eletricidade, tal como foi avançado esta segunda-feira.