Foi revelada a lista anual das companhias aéreas mais seguras para voar. Este ano, devido à covid-19, a AirlineRatings.com viu-se obrigada a fazer alguns ajustes aos critérios de escolha. Ao todo, foram avaliadas 385 companhias aéreas e há uma portuguesa no top.
Vamos ao que interessa. Em primeiro lugar na lista está a Air New Zealand. Recebeu a pontuação mais alta nos critérios avaliados, incluindo, por exemplo, o número de incidentes de aviação sérios, a idade das aeronaves utilizadas e também os protocolos sanitários adotados.
À Air New Zealand valeram-lhe também “as inúmeras inovações implementadas no cockpit, a formação dos pilotos e uma frota de aviões muito recentes”, explicou o editor Geoffrey Thomas, citado pela CNN.
Em segundo lugar segue-se a Etihad Airways, seguida pela Qatar Airways que assumiu o terceiro lugar, e em quarto lugar surge a Singapore Airlines. No top 5 das companhias aéreas mais seguras para 2022 aparece ainda a portuguesa TAP, em quinto lugar.
A Qantas, que foi considerada a companhia aérea mais segura entre os anos de 2014 e 2017, assim como de 2019 a 2021, desce para sétimo lugar devido a um “aumento ligeiro nos incidentes em conjunto com a idade da frota de aviões”.
Para além desta lista, a AirlineRatings.com produz também uma lista das companhias aéreas low-cost mais seguras, ordenando-as alfabeticamente, já que todas são avaliadas com a mesma pontuação: Allegiant Air, easyJet, Frontier Airlines, Jetstar Group, Jetblue, Ryanair, Vietjet Air, Volaris, Westjet and Wizz Air.
Top 20 das companhias aéreas mais seguras em 2022:
- Air New Zealand
- Etihad Airways
- Qatar Airways
- Singapore Airlines
- TAP Air Portugal
- SAS
- Qantas
- Alaska Airlines
- EVA Air
- Virgin Australia/Virgin Atlantic
- Cathay Pacific Airways
- Hawaiian Airlines
- American Airlines
- Lufthansa
- Finnair
- KLM
- British Airways
- Delta Air Lines
- United Airlines
- Emirates