Economia

47% dos portugueses compra bilhete de avião no portal da companhia aérea

Quase metade dos portugueses inquiridos compra o bilhete de avião no portal da companhia aérea que escolhe para viajar, segundo um inquérito realizado pela Deco - Associação de Defesa do Consumidor.

De acordo com o inquérito, a compra de bilhetes na página da Internet da companhia aérea escolhida é a opção de 47,1% de portugueses, mas 40,4% continuam a preferir adquirir através da agência de viagens ou de um operador turístico (loja ou site).

Ainda quanto aos inquiridos portugueses, os dados mostram também que 6,3% ainda compra as passagens na página da Internet de outra companhia aérea que opera os voos e 6,2% recorre a outro tipo de meios para comprar o bilhete.

Em outubro de 2016, a Deco enviou um questionário a uma amostra da população nacional e obteve 1.751 respostas em Portugal, mas o inquérito abrange 11.273 respostas de passageiros de mais sete países - Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, França e Itália - realizados por associações congéneres sobre 72 companhias aéreas e 178 aeroportos.

Do inquérito, resulta que os três aspetos que mais influenciam a satisfação dos passageiros com um aeroporto são a sensação de segurança do terminal, os sinais de orientação e os ecrãs com informações sobre as partidas e as chegadas.

O aeroporto do Porto consegue ficar nas três primeiras posições em dois destes três critérios avaliados, e apenas na sensação de segurança dentro do terminal desceu para a 14.ª posição.

Os aeroportos mais frequentados pelos portugueses são o de Lisboa (Humberto Delgado), do Porto (Francisco Sá Carneiro), de Madrid (Barajas), de Ponta Delgada (João Paulo II) e do Funchal (Cristiano Ronaldo).

Quanto às companhias aéreas, a TAP Portugal foi escolhida por três em cada 10 inquiridos nacionais, seguindo-se as duas companhias low-cost (de baixo custo) Ryanair e easyJet.

A pontualidade é, segundo os mais de 11 mil passageiros aéreos que responderam ao inquérito, o aspeto que mais pesa na satisfação com uma companhia aérea e por isso, entre 72 empresas, a TAP surge na 53.ª posição na pontualidade e na 31.ª na satisfação global.

Pelo contrário, no que diz respeito aos aeroportos nacionais, a satisfação com o do Porto permite a este aeroporto ocupar o 3.º lugar da lista de 178 avaliados.

A Emirates, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, é a companhia que mais agrada aos viajantes, e a melhor europeia é a Luxair, do Luxemburgo, salientando-se ainda a presença da companhia brasileira Azul Brazilian na sexta posição.

As duas companhias nacionais, TAP Portugal e a açoriana SATA, ficaram a meio da classificação, na 31.ª e na 38.ª posições, respetivamente.

A Deco explica que a pontualidade "é o fator que mais influencia a satisfação" dos passageiros com a companhia aérea, lembrando o desagrado de aguardar horas por um avião, sobretudo quando se tem compromissos no destino ou voos de ligação.

Neste ponto, três companhias asiáticas conquistam os primeiros lugares da classificação, logo seguidas pela europeia Luxair, descendo a TAP Portugal e a SATA na lista, ficando mais próximas das últimas posições.

"As mais pontuais são a holandesa KLM e a Emirates, com 11% e 12% dos voos, respetivamente, com um atraso de, pelo menos, 15 minutos. Na última, apenas 7% dos voos atrasam 60 minutos ou mais e, na KLM, este número é de 10", refere.

Já a TAP Portugal registou 26% dos voos com atrasos de 15 minutos. Um em cada cinco chegaram, pelo menos, uma hora mais tarde. Na SATA, os atrasos foram de 35% (mais de 15 minutos) e 24% (pelo menos, uma hora)", afirma a associação no estudo divulgado esta quinta-feira.

Lusa

Últimas