Economia

Cavaco Silva quebra unanimidade em torno das sanções a Portugal

O ex-Presidente da República Cavaco Silva Cavaco Silva lembrou no Conselho de Estado, segunda-feira, que as regras europeias foram subscritas por Portugal, ainda assim sem nunca ter feito referência direta ao tema das sanções.

Tiago Petinga

Ao que a SIC apurou, Cavaco Silva fez uma intervenção centrada sobretudo no Brexit e nunca se referiu às regras do tratado orçamental, nem nunca condenou a aplicação de sanções a Portugal.

O jornal Público escreve hoje que o antigo presidente quebrou a unanimidade do Conselho de Estado, quanto a um eventual castigo a Portugal. Segundo o diário, Cavaco Silva surpreendeu os conselheiros de Estado com uma análise fria da conjuntura internacional e das contas públicas portuguesas.

A intervenção foi entendida por alguns dos conselheiros como uma legitimação das sanções que venham a ser aplicadas ao país.

O tema, que marcou a reunião de quase cinco horas, ficou de fora do comunicado final. O documento que é entregue aos jornalistas tem de ser aprovado pela unanimidade do Conselho de Estado e apenas refere os desafios colocados à União Europeia.

Última atualização às 13:24

Últimas