Economia

"É preciso reduzir o risco de que ser europeu passe a ser uma sanção"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje em Lisboa que a Europa vive "momentos de desafio", defendendo que é preciso "reduzir o risco de que ser europeu passe a ser, em si mesmo, uma sanção".

"Vivemos, de facto, momentos de desafio na Europa, momentos de desafio que na semana que passou deram um passo adicional com a decisão do referendo sobre a permanência na União Europeia [UE] do Reino Unido", cujos eleitores decidiram pela saída do país do bloco europeu, afirmou o ministro.

"São momentos de desafios, mas em que temos de olhar para a Europa e perceber que temos de dar uma resposta à cidadania da UE, em que se possa reduzir o risco de que ser europeu passe a ser, em si mesmo, uma sanção", disse Mário Centeno na conferência "O futuro da indústria na Europa", organizada hoje em Lisboa pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

O ministro afirmou que "a Europa é um projeto em construção" e que "tem talvez a moeda mais jovem do mundo", sublinhando que "é ela uma instituição incompleta".

Para o ministro das Finanças, "o único caminho" a seguir é "completar a construção da UE, melhorando as suas instituições".

O governante dirigiu-se depois aos empresários presentes na conferência para dar uma garantia: "Temos um enorme espaço para melhorar, temos de empreender este caminho", afirmou, reconhecendo, no entanto, que hoje há "uma Europa diversa, mas uma Europa muito desigual".

Lusa

Últimas