Economia

Caixabank quer comprar BPI e Novo Banco

Os espanhóis do Caixabank querem comprar a totalidade do BPI. Poderá ser este um passo importante para adquirir depois o Novo Banco, que resultou das cinzas do BES. Caso isso venha a acontecer, cria-se a maior instituição financeira nacional, com ativos superiores a 120 mil milhões de euros. Entretanto, o BPI já anunciou que mantém a candidatura à compra do Novo Banco.

"Independentemente dos desenvolvimentos do processo da Oferta, o Banco BPI, SA, prosseguirá sem alterações e com inteira normalidade o seu plano de actividades, incluindo a anunciada candidatura à aquisição do Novo Banco, nos termos estabelecidos pelas autoridades", lê-se no comunicado do BPI.

No texto, o BPI assinala que o CaixaBank, "líder do mercado bancário espanhol, detém atualmente 44,1%" do capital do BPI e que tem "mantido um apoio permanente à estratégia de crescimento e afirmação do Grupo BPI nos últimos 20 anos".

É ainda anunciado que o Conselho de Administração do BPI "deverá elaborar um relatório sobre a oportunidade e as condições da oferta no prazo de oito dias", a partir da data em que receber os "projetos de prospeto e de anúncio de lançamento". 

O CaixaBank anunciou hoje a intenção de adquirir a maioria do capital do BPI por 1,329 euros por ação, num total de 1,082 mil milhões de euros. O banco catalão é o maior acionista do BPI, contando com quatro membros no Conselho de Administração do banco português, seguindo-se a empresária angolana Isabel dos Santos, através da Santoro, com 18,6%, e o Grupo Allianz, com 8,4%.

O CaixaBank estima que a oferta, que será registada na CMVM assim que se recebam as aprovações regulatórias pertinentes, "se completará durante o segundo trimestre de 2015".

Com Lusa
Últimas