Economia

CMVM proíbe venda temporária a descoberto das ações do BES

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai manter a proibição das vendas a descoberto das ações do Banco Espírito Santo (BES) esta quarta-feira, divulgou o regulador dos mercados financeiros em comunicado, esta terça-feira.

Lusa
MIGUEL A. LOPES

A proibição temporária das vendas a descoberto de ações representativas  do capital social do BES tem "efeitos a partir das 00h00m de 16 de julho  de 2014, até às 23h59m do mesmo dia", lê-se na nota. 

Na sexta-feira a CMVM já tinha comunicado a proibição durante mais dois  dias úteis (segunda-feira e terça-feira) o 'short-selling' para retirar  pressão vendedora sobre os títulos do banco. 

O BES liderou hoje as quedas na bolsa de Lisboa, ao cair 14,61% para  0,38 euros, o valor mais baixo de sempre. Esta foi uma sessão de grande  volatilidade para as ações do banco agora presidido por Vítor Bento, que  variaram entre o máximo de 0,47 euros e o mínimo de 0,35 euros. 

Já as ações do Espírito Santo Financial Group (ESFG), maior acionista  do BES com 20%, continuam suspensas de negociação. 

Nas últimas semanas, foram tornados públicos vários problemas no Grupo  Espírito Santo (GES), a que se juntam alterações na gestão do BES, com a  saída do líder histórico do banco, Ricardo Salgado.

Lusa

Últimas