Economia

Corte entre 2,5% e 12% nos salários dos funcionários públicos é transitório 

O corte nos salários dos trabalhadores em funções públicas será transitório, aplicando um corte entre 2,5% e 12%, às remunerações  mensais superiores a 600 euros, segundo o relatório preliminar do Orçamento  do Estado para 2014.  

"Será aplicada uma redução remuneratória progressiva entre 2,5% e 12%,  com caráter transitório, às remunerações mensais superiores a 600 euros  de todos os trabalhadores das Administrações Públicas e do Setor Empresarial  do Estado, sem qualquer exceção, bem como dos titulares de cargos políticos  e outros altos cargos públicos", diz o documento a que Agência Lusa teve  acesso. 

O Governo garante o que "serão todavia protegidos os rendimentos mensais  até 600 euros, uma vez que se estabelece que os trabalhadores com remunerações  iguais ou inferiores a este valor não são sujeitos à redução e que se assegura  que os trabalhadores sujeitos à medida nunca receberão uma remuneração mensal  inferior a 600 euros". 

Este corte substitui os cortes entre 3,5% e 10% que entraram no Orçamento  do Estado para 2011, mas que se aplicavam a partir dos 1.500 euros. 

Lusa

     

Últimas