Desporto

Portugal goleia a Suécia no primeiro encontro de preparação para o Euro 2024

A formação comandada por Roberto Martínez começou a preparação para Euro 2024 no “Berço da Nação” e logo com uma goleada das antigas sobre a equipa do sportinguista Gyökeres.

ESTELA SILVA

Rafael Carvalho Ferreira

A Seleção Nacional goleou esta quinta-feira a Suécia, em Guimarães, por 5-2, em encontro de preparação para o Campeonato da Europa de 2024.

O Euro 2024 está aí à porta. E Portugal já se está a preparar para a competição, que terá lugar na Alemanha, no próximo verão. Os suecos Suécia foram a primeira vitima de uma equipa que começou esta caminhada sem o seu eterno capitão Cristiano Ronaldo.

Para este encontro, Roberto Martínez revolucionou a equipa inicial. Mudou sete peças relativamente ao encontro com a Islândia, em novembro do ano passado. Apenas Rúben Dias, Palhinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva sobreviveram à mudança.

Depois de uma entrada forte da seleção nórdica, que poderia ter-se colocado na frente logo nos primeiros minutos, a “Equipa das Quinas” abriu o marcador aos 24 minutos.

Gonçalo Ramos, de costas para a baliza, tocou de cabeça para a entrada de Bernardo Silva, que encarou o velho conhecido Lindelöf, e rematou ao poste. A bola sobrou para Rafael Leão, que dominou e atirou forte junto ao canto superior da baliza, sem hipóteses para Olsen. Estava aberto o marcador no D. Afonso Henriques.

Nove minutos depois, a armada lusitana ampliou a vantagem. Numa grande jogada coletiva, Bernardo surgiu no apoio ao meio e tabelou com Rafael Leão, que devolveu novamente para o jogador do Manchester City. Matheus Nunes recebeu a bola, e nas costas de um jogador adversário, superou a pressão e rematou colocado para o 2-0.

Em cima do intervalo, apareceu o terceiro tento luso. Nélson Semedo na direita ultrapassou Elanga, puxou para dentro junto à linha final e serviu Bruno Fernandes para a conclusão fácil dentro da pequena área.

Quem esperava um segunda parte morna enganou-se

No segundo tempo, a toada foi a mesma. Portugal não estava satisfeito com o resultado e queria mais. Até que aos 57 minutos, lá conseguiu concretizar o objetivo.

Buno Fernandes recupera a bola, ultrapassa um jogador sueco, e na cara de Olsen serviu Bruma para o 4-0.

Dois minutos depois, os suecos ainda deram a sua graça, ao reduzirem a desvantagem. Com o suspeito do costume: Viktor Einar Gyökeres.

Emil Holm que, com espaço cruzou rasteiro a pequena área, o avançado do Sporting apareceu para encostar e reduzir a desvantagem sueca.

Aos 62 minutos, surge a "manita à portuguesa". António Silva descobriu Nelson Semedo na direita, o jogador do Wolverhampton apareceu com espaço e fez o passe para Gonçalo Ramos aparecer na zona letal a finalizar com sucesso.

Mesmo em cima do minuto 90, a Suécia voltou a reduzir a desvantagem. Um cruzamento pela direita e o Gustaf Nilsson antecipou-se a António Silva para cabecear e selar o resultado final.

Com Martínez, Portugal só sabe ganhar

A Seleção Nacional, que somou o 11.º triunfo em 11 jogos sob o comando do espanhol Roberto Martínez, volta a jogar na terça-feira, em Ljubljana, diante a Eslovénia, cumprindo mais três jogos em junho antes da fase final do Euro2024.

Últimas