O Sporting venceu esta quinta-feira o Benfica, por 2-1, e parte em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Senhoras e senhores, eis o primeiro dérbi do ano. Em disputa acérrima pelo título nacional, leões e águias defrontavam-se desta vez para a “Prova Rainha” com o objetivo de ganhar vantagem na luta por um lugar no Jamor.
Do lado “verde e branco”, Rúben Amorim mexeu em quatro peças no seu puzzle: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Nuno Santos e Francisco Trincão deram o lugar a Franco Israel, Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Marcus Edwards.
Já nos “encarnados”, Roger Schmidt repetiu o onze da goleada ao Portimonense, em que manteve a ideia de jogar sem ponta de lança.
Depois de o clube da Luz ter sido recebido esta quinta-feira pelo Papa Francisco no Vaticano, os campeões nacionais ganharam uma moral extra para este encontro, mas em Alvalade quem manda é o leão, que se colocou em vantagem logo cedo.
Aos nove minutos, Hjulmand recebeu a bola de Geny Catamo e cruzou para o segundo poste, onde apareceu Pedro Gonçalves a cabecear colocado para o fundo das redes defendidas por Trubin.
Depois de uma primeira parte em que dominou perante um Benfica sem ideias, o conjunto orientado por Rúben Amorim entrou no segundo tempo com vontade de dilatar a vantagem no encontro, e conseguiu.
Aos 54 minutos, Gyökeres recebeu a bola, ganhou sobre Otamendi, e, em zona central, rematou junto ao poste esquerdo, deixando o guardião encarnado no chão.
Depois do segundo tento leonino, os "encarnados" acordaram e correram contra o prejuízo. Aos 69 minutos, Di María, no corredor esquerdo, cruzou e Aursnes apareceu na área completamente solto e finalizou para o fundo das redes de Israel.
Com este resultado, o Sporting parte em vantagem para a segunda mão da eliminatória, que se realizará a 3 de abril, no Estádio da Luz.