O Benfica derrotou este sábado o Portimonense, no Estádio da Luz, para a 23.ª jornada da Primeira Liga. O resultado dilatado (4-0) não indica nada que, até ao minuto 55', o nulo persistia no marcador. Em quatro minutos, tudo mudou.
Primeiro Rafa, depois David Neres e, logo na sequência, Di María. O inédito trio ofensivo das águias que Roger Schmidt lançou para o onze resolveu tudo num instante.
Total contraste com a primeira parte, em que, por mais que dominasse a posse de bola e rondasse a área do Portimonense, obrigando o guarda-redes Nakamura a fazer boas intervenções, falhava em acertar o alvo.
Com os algarvios tombados - estão no 14.º lugar, próximo da zona de descida -, os “encarnados” ainda aumentariam a vantagem com Rafa, a bisar aos 75.
O Benfica mantém-se provisoriamente na liderança do campeonato, com 58 pontos, mais três que o Sporting, que ainda joga este domingo e tem outro encontro em atraso. O FC Porto, por sua vez, tropeçou na casa do Gil Vicente, depois de sofrer aos 90'+4.