Desporto

Mundial de clubes: estreantes Fluminense e Manchester City são os principais candidatos

Os ingleses, que contam com os internacionais lusos Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, são os principais favoritos na competição, em que irão ter pela frente os mexicanos do clube León ou os japoneses do Urawa Reds.

Internacional português Ruben Dias alinha pelo Manchester City
ANDREW BOYERS/REUTERS

Lusa

Os estreantes Manchester City e Fluminense são os principais candidatos no Mundial de clubes de futebol, que decorre pela primeira vez na Arábia Saudita e que se despede do atual formato.

A competição organizada pela FIFA, atualmente com sete equipas, irá ter novo modelo a partir de 2025, ano em que será pela primeira vez disputada por 32 equipas das seis confederações, tendo já definido os Estados Unidos como anfitriões.

A edição deste ano, a 20.ª, tem início na terça-feira, ainda com uma ronda de qualificação, que irá colocar frente a frente o anfitrião e campeão saudita, Al-Ittihad, aos neozelandeses do Auckland City, campeões da Oceânia.

No jogo, em Jeddah, os anfitriões contam com o avançado português Jota, jogador formado no Benfica e que chegou à Arábia Saudita esta época, quando Nuno Espírito Santo, entretanto despedido, ainda era o treinador.

O vencedor garantirá lugar nos quartos de final, fase em que defronta o campeão africano, os egípcios do Al Ahly, na mesma sexta-feira (15 de dezembro) em que os mexicanos do Club León, campeões da CONCACAF, jogam diante dos japoneses do Urawa Red Diamonds, campeões asiáticos.

Os grandes candidatos, da zona sul-americana e Europa, o Fluminense, inédito vencedor da Taça dos Libertadores da América, e o Manchester City, também pela primeira vez campeão europeu, apenas entram em ação nas meias-finais.

Os ingleses, que contam com os internacionais lusos Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, são os principais favoritos na competição, em que irão ter pela frente os mexicanos do clube León ou os japoneses do Urawa Reds.

Essa meia-final será a segunda do torneio, agendada para 19 de dezembro, um dia depois de o Fluminense defrontar uma equipa saída do grupo Al-Ittihad ou Auckland City/Al-Ahly.

Quem domina o Mundial de clubes?

O Mundial de clubes tem sido dominado por equipas do continente europeu, que acumulam 15 títulos em 19 possíveis, e com triunfos nas 10 últimas edições, num contexto em que o Real Madrid reina com cinco troféus (2022, 2018, 2017, 2016 e 2014).

Além de equipas europeias, apenas emblemas do Brasil foram capazes de se intrometer nessa hegemonia, nomeadamente o Corinthians, por duas vezes (2012 e 2000), Internacional (2006) e São Paulo (2005).

A Arábia Saudita é o palco de 'despedida' de um formato neste Mundial de clubes, num contexto em que o país tenta também afirmar-se no futebol mundial, apostando na vinda de importantes futebolistas, alguns na fase final da carreira e atraídos por condições financeiras significativas, casos de Cristiano Ronaldo ou Benzema, mas também Neymar.

O país será também o anfitrião do Mundial de futebol de 2034, à semelhança da organização de outro país árabe em 2022, o Qatar, e sucederá às organizações de Estados Unidos, Canadá e México, em 2026, e de Portugal, Espanha e Marrocos em 2030.

Últimas