Desporto

Liga das Nações feminina: Portugal já conhece adversárias

A primeira edição da competição arranca em setembro e a equipa comandada por Francisco Neto integra o grupo A2.

A seleção portuguesa feminina de futebol momentos após qualificar-se para o Mundial de 2023, ao vencer os Camarões por 2-1, na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia.
DAVID ROWLAND

SIC Notícias

A seleção feminina portuguesa vai defrontar França, Noruega e Áustria no Grupo A2 da Liga A da primeira edição da Liga dos Nações feminina, segundo ditou o sorteio realizado esta terça-feira em Nyon, na Suíça.

A equipa comandada por Francisco Neto, que partiu do Pote 4, vai encontrar a semifinalista do Europeu de 2022, a França e a Noruega, duas vezes campeã da Europa em 1987 e 1993. A outra adversária é a Áustria, semifinalista do Euro2017 e que chegou aos quartos de final do Euro2022.

Três adversárias que estão melhor classificadas no ranking mundial da FIFA, em relação à seleção portuguesa. A França está no quinto lugar do ranking mundial, enquanto a Noruega é a 12.ª e a Áustria está no 18.º. A equipa das "quinas" é 21.ª e conseguiu recentemente o primeiro apuramento para um Mundial, a ser disputado em 2023.

Para o selecionador nacional Francisco Neto, Portugal tem de aproveitar esta oportunidade para se tornarem melhores, “num grupo muito equilibrado. Vamos, acima de tudo, tentar ser competitivos, somar pontos, com o primeiro grande objetivo da manutenção”.

A manutenção na Liga A só é garantida para os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos, com o terceiro a rumar a um play-off e o quarto a ser relegado à Liga B.

A fase de grupos vai ser disputada em três jornadas duplas, a realizarem-se de 20 de setembro a 5 de dezembro deste ano.

Últimas