Desporto

Espanha-Portugal: Ronaldo começa no banco cinco anos depois e Rafael Leão estreia-se a titular

Capitão da seleção portuguesa não começava um jogo no banco de suplentes em jogos oficiais desde 2017.

O futebolista Cristiano Ronaldo vai iniciar o primeiro encontro de Portugal no Grupo A2 da Liga das Nações A, frente à Espanha, como suplente, algo que não acontecia desde 2017 em jogos oficiais, enquanto Rafael Leão estreia-se no onze inicial.

A última vez que o capitão da equipa principal das “quinas” tinha começado um encontro oficial no banco de suplentes foi em 7 de outubro de 2017, quando entrou ao intervalo para anotar um dos golos da vitória sobre Andorra (2-0), de qualificação para o Mundial 2018.

Já o extremo Rafael Leão, campeão pelo AC Milan e considerado o melhor jogador da última edição da I Liga italiana, vai somar a sua sexta internacionalização A, frente à finalista vencida da edição passada, e será pela primeira vez a titular, ao lado da outra novidade no ataque, o ponta-de-lança André Silva.

No Estádio Benito Villamarín, a equipa das “quinas” vai alinhar com Diogo Costa na baliza, atrás de um quarteto defensivo formado por João Cancelo, Pepe, Danilo e Raphaël Guerreiro.

João Moutinho assume o papel de capitão e juntamente com Bruno Fernandes e Bernardo Silva vão preencher o meio-campo, enquanto Otávio, Rafael Leão e André Silva formam o trio de ataque.

De fora da primeira jornada, Fernando Santos deixou o defesa Domingos Duarte, o médio Vítor Ferreira, infetado com a covid-19, e o avançado Diogo Jota.

Por sua vez, a equipa comandada por Luis Enrique, que depois da convocatória perdeu o central Aymeric Laporte e o médio Thiago Alcântara, ambos por lesão, vai alinhar com Unai Simón, Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres, Jordi Alba, Sergio Busquets, Carlos Soler, Gavi, Ferran Torres, Sarabia e Morata.

O encontro da primeira jornada do Grupo 2 tem início marcado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, e será dirigido pelo inglês Michael Oliver.

Depois de enfrentar os espanhóis, os lusos jogam duas vezes no Estádio José Alvalade, no domingo, com a Suíça, e em 09 de junho, com a República Checa, para, no dia 12, atuarem em Genebra, no segundo embate com os helvéticos.

Após estes quatro jogos, a formação das “quinas” cumpre os últimos dois encontros em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, face aos espanhóis.

A formação das “quinas”, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à final four da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.

Veja também

Últimas