Desporto

Benfica e FC Porto discutem liderança com Sporting à espreita

Benfica e FC Porto disputam no domingo um clássico do futebol português ainda mais transbordante de emoção do que o habitual, marcado pela morte recente de Eusébio e com a liderança da I Liga em pano de fundo.

A memória do "pantera negra", considerado o melhor futebolista português  de sempre, que morreu no domingo, vítima de paragem cardiorrespiratória,  será evocada em todos os jogos da 15. jornada da prova, a última da primeira  volta, antes dos quais, a Liga pediu aos clubes que cumprissem um minuto  de ovação e usassem fumos negros. 

O confronto do Estádio da Luz poderá ser aproveitado pelo Sporting,  que lidera a competição em igualdade pontual com Benfica e FC Porto e que  pode sagrar-se "campeão de inverno" pela primeira vez desde 2001/2002, a  última época em que conquistou o título nacional. 

A receção ao tricampeão não antecipa facilidades para o Benfica, que  venceu apenas dois dos últimos 12 encontros para o campeonato em casa frente  ao rival portuense (que durante esse período se impôs por cinco vezes),  a última das quais em 2009. 

Os "encarnados" debatem-se também com mais problemas de lesões do que  o adversário, com o goleador paraguaio Cardozo praticamente afastado, devido  a uma lombalgia, e o avançado Rodrigo em dúvida, ao contrário dos "azuis  e brancos", que viram o defesa Alex Sandro recuperar de lesão. 

Por outro lado, Jorge Jesus já poderá contar com o guarda-redes Artur,  que falhou os últimos três jogos devido a lesão, mas até isso poderá converter-se  numa enorme "dor de cabeça" para o treinador do Benfica, devido às boas  exibições do substituto Jan Oblak, que não sofreu qualquer golo. 

Apesar de não ter perdido qualquer dos seis jogos disputados no Estádio  da Luz, o Benfica já empatou com Belenenses (1-1) e Arouca (2-2), mas o  FC Porto, que no Dragão até se tem revelado mais eficaz, com seis triunfos  em sete partidas, tem tido o seu calcanhar de Aquiles nos jogos fora de  casa. 

A equipa treinada por Paulo Fonseca, que poderá convocar pela primeira  vez o extremo Quaresma, a mais sonante contratação após a reabertura do  mercado de transferências, venceu apenas quatro dos sete jogos que disputou  na condição de visitante, tendo empatado dois e perdido um. 

Um dia antes, no sábado, o Sporting vai procurar deixar sob pressão  os dois rivais na luta pelo título, mas o Estoril-Praia não será o adversário  mais indicado para um passeio tranquilo dos "leões", que, se vencerem na  Amoreira, terminam a primeira volta com o dobro dos pontos conquistados  na temporada passada. 

A equipa estorilista, que ocupa a quarta posição, volta a assumir-se  como uma das surpresas da prova, tal como aconteceu na última época, à custa  também dos "leões", que em 2012/2013 perde receber no domingo o Gil Vicente, também de olho nos postos europeus, no  encerramento da jornada, enquanto o "lanterna vermelha" Paços de Ferreira  e o Olhanense, que estreia o treinador italiano Giuseppe Galderisi, tentam  melhorar a sua situação nos embates com a Académica e Vitória de Setúbal,  respetivamente. 

    Programa da 15. jornada 

 

    - Sexta-feira (10 jan): 

 

    Sporting de Braga - Vitória de Guimarães, 20:00 (Sport TV). 

 

    - Sábado (11 jan): 

 

    Rio Ave - Marítimo, 18:00 (Sport TV). 

 

    Estoril-Praia - Sporting, 20:15 (Sport TV). 

 

    - Domingo (12 jan): 

 

    Arouca - Belenenses, 16:00. 

 

    Académica - Paços de Ferreira, 16.00. 

 

    Olhanense - Vitória de Setúbal, 16:00. 

 

    Benfica - FC Porto, 16:00 (Benfica TV). 

 

    Nacional - Gil Vicente, 19:15 (Sport TV). 

Últimas