As autoridades afastaram a hipótese de que Pistorius tenha alvejado acidentalmente a namorada por ter sido confundida com um ladrão.
A audiência, que deveria ter tido início às 10:00 (8:00 de Lisboa) sofreu um atrasado em virtude do grande número de estações de televisão que pretendem cobrir o evento em direto, o que torna necessário que o magistrado, depois de consultar a defesa e a Procuradoria, tome decisões separadas sobre a matéria.
Pistorius é o único suspeito do caso e foi-lhe negada a libertação sob fiança. Em declarações aos jornalistas, a polícia afirmou que já havia relatórios de incidentes domésticos na casa do atleta, que a propriedade é muito segura e garantem que os vizinhos ouviram ruídos suspeitos ao início da noite.
Reeva Steinkaamp, uma modelo com uma licenciatura em direito que namorava Pistorius desde novembro do ano passado, foi morta na quinta-feira, alegadamente com quatro tiros, na residência do mais famoso atleta paralímpico sul-africano, conhecido por "Blade Runner".