Cultura

Concerto solidário no estádio do Wembley arrecada 1.75 milhões de euros para ajuda humanitária em Gaza

Um concerto solidário pela Faixa de Gaza, intitulado Together For Palestine, decorreu na passada quarta-feira, no estádio de Wembley, em Londres. Organizado por Brian Eno, o evento contou com a participação de dezenas de personalidades internacionais e conseguiu angariar mais de 1,75 milhões de euros para a ajuda humanitária.

Riz Ahmed e Florence Pugh subiram ao palco durante o concerto Together For Palestine, na Wembley Arena, a 17 de setembro de 2025, em Londres, Inglaterra.
Samir Hussein / GETTY IMAGES

Mariana Jerónimo

Na passada quarta-feira, o famoso estádio de Wembley, em Londres, acolheu um concerto solidário pela Faixa de Gaza que reuniu dezenas de personalidades internacionais. O evento, intitulado Together For Palestine e com o objetivo de angariar fundos, conseguiu arrecadar mais de 1.5 milhões de libras (cerca de 1.75 milhões de euros), segundo a Sky News e o The Guardian.

No evento organizado pelo compositor, artista e ativista Brian Eno participaram vários músicos, atores, atletas, jornalistas e outras personalidades. Entre os participantes estiveram nomes como Benedict Cumberbatch, Florence Pugh, Guy Pearce, Ramy Youssef, Louis Theroux, Amelia Dimoldenberg, Eric Cantona e Laura Whitmore.

No mundo da música, atuaram Damon Albarn (Blur), Bastille, PinkPantheress, Hot Chip, Jamie XX, ou Sampha, bem como vários artistas palestinianos.

Também artistas como Billie Eilish, Finneas, Cillian Murphy, Joaquin Phoenix, Annie Mac e Peter Gabriel surgiram num vídeo transmitido durante o concerto, manifestando o seu apoio à Palestina no contexto do conflito com Israel.

O objetivo do espetáculo na arena de Wembley, com capacidade para 12.500 pessoas e que esgotou todos os seus lugares, era angariar fundos para a associação Choose Love, que trabalha com 23 parceiros em Gaza no fornecimento de alimentos, material médico e outros apoios, de acordo com o The Guardian.

Em apenas duas horas terão sido arrecadas cerca de 500.000 libras (cerca de 585.000 euros).

Últimas