Cultura

Icónica "All I Want for Christmas Is You" faz 30 anos: sucesso de Mariah Carey esteve para não ser lançado

O sucesso de Natal "All I Want for Christmas Is You" foi lançado há 30 anos e alcançou esta semana o topo das vendas nos Estados Unidos. Considerado um dos maiores êxitos de Mariah Carey, o tema rende à cantora cerca de 3 milhões de euros anuais.

Mariana Xavier

Criado em apenas 15 minutos por Mariah Carey e o produtor Walter Afanasieff, o tema enfrentou alguma resistência inicial. Apesar de quase ter sido abandonado pelos próprios autores, "All I Want for Christmas Is You" foi gravada em agosto de 1994 e lançada dois meses depois. A música integra o álbum "Merry Christmas", o quarto da cantora, e, desde o lançamento, foi elogiada pela crítica e pelos fãs.

Ao longo dos anos, a canção tornou-se ainda mais icónica e conta já com várias versões. Em 2011, Mariah Carey gravou uma nova versão com Justin Bieber. No mesmo ano, Michael Bublé incluiu o tema no seu disco de Natal. Dois anos depois, Mariah colaborou com o humorista Jimmy Fallon para uma nova interpretação.

A canção também inspirou outras formas de arte: em 2015, Mariah lançou um livro infantil baseado na música, que vendeu mais de 750 mil cópias e deu origem a um filme de animação.

Estima-se que apenas com os direitos de autor, Mariah arrecade anualmente cerca de 3 milhões de euros. Trinta anos após o lançamento, "All I Want for Christmas Is You" permanece como um clássico absoluto.

A celebração do 30.º aniversário da canção inclui o lançamento de uma edição comemorativa do álbum "Merry Christmas", disponível em vinil, CD e cassete.

Durante a digressão "Christmas Time" nos Estados Unidos, Mariah recebeu a notícia de que o tema atingiu novamente o topo das vendas. Para encerrar as comemorações, no dia 25 de dezembro, a cantora será a atração de abertura do NFL Christmas Gameday, um jogo de futebol americano, onde certamente não faltará o clássico que se ouve em todos os Natais há três décadas.

Últimas