O livro "Mário Soares 100 anos" junta fotografias de Alfredo Cunha e Rui Ochoa e textos de Clara Ferreira Alves. O lançamento, este sábado na Academia das Ciências de Lisboa, contou com a presença do presidente da República.
Alfredo Cunha captou pela primeira vez Mário Soares a 28 de Abril de 1974, no comboio em Santa Apolónia no regresso do exílio em Paris. O fotojornalista tornar-se-ia o fotógrafo oficial nos dois mandatos presidenciais, entre 1986 e 1996
Também o fotojornalista Rui Ochoa tem muitas histórias de Mário Soares contadas em imagens. E há uma que fica na história, quando, na campanha eleitoral 1986 para Presidência da República, o então candidato foi atacado na Marinha Grande.
Há ainda imagens inéditas da casa do Campo Grande captadas em julho deste ano, uma ideia dada aos fotojornalistas pelo atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O livro editado no centenário de Mário Soares conta com textos de Clara Ferreira Alves, que mostram o político e o seu percurso na democracia, mas também homem e a cumplicidade que os unia.
O lançamento do livro decorreu na Academia das Ciências de Lisboa, local onde Mário Soares e Maria Barroso, se conheceram e contou com a presença dos filhos João e Isabel.