A atriz norte-americana Shelley Duvall, estrela de filmes como “Shining”, “Nashville” ou “Annie Hall”, morreu esta quinta-feira, aos 75 anos, na sua casa em Blanco Township, no Texas.
Shelley Duvall, que tinha celebrado o seu aniversário há menos de uma semana, acabou por morrer durante o sono, vítima de complicações associadas à diabetes.
A notícia foi avançada pelo seu companheiro de longa data, o músico Dan Gilroy, que confirmou a morte da atriz ao 'The Hollywood Reporter'.
Durante a sua longa carreira em Hollywood, participou em filmes como "Annie Hall", de Woody Allen, e foi considerada a musa do realizador Robert Altman, com quem trabalhou em sete filmes.
O filme "Três Mulheres", de 1977, valeu-lhe dois prémios de melhor atriz, um do Festival de Cannes e outro da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. Foi ainda nomeada para um BAFTA, pelo mesmo papel.
No início da década de 1980, contracenou ao lado do ator, Jack Nicholson, no famoso filme de terror 'The Shining' do realizador Stanley Kubrick. A atriz norte-americana ficou mundialmente conhecida por interpretar a personagem 'Wendy Torrance', esposa da personagem interpretada por Jack Nicholson.
Os dois protagonizam uma das sequências mais célebres do grande ecrã, quando Wendy se refugia na casa de banho, com uma faca na mão, depois de um Jack Torrence enlouquecido a perseguir pelo hotel com um machado, com a intenção de a matar.
"O Jack está aqui", diz ele, numa das cenas mais reconhecíveis do filme, enquanto mete a cabeça pela porta destruída, para se dirigir à mulher, que tenta fugir.
Com Lusa