Cultura

Louvre, o museu mais visitado do mundo, comemora 230 anos

Atualmente, tem mais de 33 mil obras expostas ao público e dá a conhecer 10 exposições temporárias por ano.

SIC Notícias

Uma história que se conta por ocasião de mais uma data importante, o museu do Louvre foi inaugurado a 10 de agosto de 1793, há 230 anos.

É hoje o maior museu de arte do mundo e, também, o mais visitado. Depois de uma quebra de 50 mil pessoas por dia, para 10 mil no período da pandemia, no ano passado, a recuperação trouxe números mais animadores, tendo recebido quase 8 milhões de pessoas.

O museu do Louvre, em Paris, tem mais de 33 mil obras de arte expostas, como o quadro mais famoso do mundo, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Pintada a óleo entre 1503 e 1506, Mona Lisa, é uma das principais atrações do museu do Louvre. O quadro mais famoso do mundo encontrou aqui morada desde a revolução francesa.

Emprega cerca de três mil funcionários, dos quais fazem parte quase 70 curadores e 52 bombeiros que estão a postos 24 horas, sete dias por semana.

A estrutura por onde é feita a entrada só surgiu no final dos anos 80. A icónica pirâmide foi uma encomenda do presidente francês de então, François Mitterrand, ao arquiteto chinês I. M. Pei.

Espaço imponente, registado em tantas fotografias de tantos visitantes, também acabou por servir de cenário para alguns filmes como o Código de Da Vinci, protagonizado por Tom Hanks.


Últimas