Cultura

Concerto dos Coldplay gera polémica na Malásia: há quem peça para que seja cancelado

Está agendada para 22 de novembro uma passagem da tour “World of the Spheres” por Kuala Lumpur, na Malásia. Vários pedidos para que o concerto seja cancelado já obrigaram o Governo a dar uma resposta e até Chris Martin, vocalista dos Coldply, já reagiu.

Rick Scuteri

SIC Notícias

Apesar de ainda faltarem alguns meses para a Malásia receber a tour “Music of the Spheres”, o concerto dos Coldplay tem gerado uma troca de palavras entre a oposição e o Governo em funções. Um membro do partido da oposição está a pedir o cancalmento do espetáculo marcado para dia 22 de novembro em Kuala Lumpur.

No Instagram, Nasrudin Hassan, do Partido Islâmico da Malásia, partilhou uma imagem onde se vê Chris Martins, vocalista da banda, com bandeiras LGBTQIA+. Na descrição, acusou o Governo de querer "cultivar uma cultura de hedonismo e perversão.

“O Governo quer alimentar uma cultura de hedonismo e perversão neste país? Aconselho-os a cancelarem a apresentação deste grupo na Malásia. Não traz nada de bom para a religião, raça e país”, escreveu.

Importa referir que na Malásia as relações entre pessoas do mesmo sexo são criminalizadas, assim como a mudança de género.

Todavia, o Governo parece não concordar com o deputado da oposição. O ministro Nga Kor Ming, citado pela SBS News, da Austrália, disse que a postura é “antiquada” e que não é “adequada à sociedade multicultural” da Malásia.

“Se não gostam de Coldplay, a minha sugestão é simples: não comprem os bilhetes e fechem os olhos. Se Michael Jackson atuava naquela altura no Estádio Merdeka, porque é que Coldplay não podem atuar?”, questionou.

Esta é a primeira vez que os Coldplay vão atuar na Malásia. Chris Martin já falou sobre a polémica numa entrevista a uma estação de rádio do país.

“Ninguém estará excluído. Queremos que venham ao nosso concerto e se sintam livres para serem vocês mesmos. E a quem não está contente por irmos: lamento, mas também gostamos de vocês”, respondeu à HITZ.

Últimas