Cultura

Morreu José Duarte, grande divulgador do jazz em Portugal

Durante mais de 50 anos, apresentou "5 Minutos de Jazz", programa de referência da rádio em Portugal, grande responsável pela divulgação deste estilo musica.

Reprodução/jazz.pt

SIC Notícias

José Duarte, personalidade ligada ao jazz e um dos grandes responsáveis pela divulgação deste estilo musical em Portugal, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 84 anos, em casa. A notícia foi confirmada ao Expresso pela família. “O desaparecimento de José Duarte deixa a Cultura de luto", lamentou Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura.

"1, 2, 3, 4, 5 minutos de jazz", é a frase com que José Duarte imortalizou o programa "5 Minutos de Jazz" e que ficou na memória de muitos. Começou por ser transmitido na Rádio Renascença de 1966 a 1975. Sofreu depois uma interrupção forçada e regressou em 1983, na Rádio Comercial. Dez anos depois passou a integrar a programação da Antena 1.

Foram, no total, mais de 50 anos de transmissões de um programa, distinguido com o Prémio Autores da SPA para Melhor Programa de Rádio, e que foi um dos principais meios de divulgação do jazz em Portugal.

Em 2016, quando o “5 Minutos de Jazz” celebrou meio século, José Duarte falou da alegria que lhe dava fazer aquele programa de rádio. "Gosto muito de o fazer. Tenho um vício, vou confessá-lo, que é querer que os outros gostem das músicas, dos quadros, dos filmes de que eu gosto. É isso que faço com o jazz, que é a melhor música que foi inventada no século XX. Sou um divulgador", disse em entrevista ao Diário de Notícias.

Jazzé, como gostava de ser chamado, teve uma carreira de mais de seis décadas ao serviço da música, que foi muito além do célebre programa “5 Minutos de Jazz”.

Ajudou a fundar Clube Universitário de Jazz, em 1958, que se impôs como uma alternativa ao Hot Clube, criado dez anos antes e que foi encerrado pelas autoridades em 1961.

Também em 1958, José Duarte criou o programa "O Jazz", na Rádio Universidade, e outros se seguiram. "A menina dança?", "Jazz com Brancas", "À volta da Meia-noite", foram outros dos programas de rádio a que esteve ligado.

Na televisão, na RTP2, José Duarte apresentou "Outras Músicas", a partir de 1990 e durante cerca de três anos, e "Jazz a Preto e Branco", em 2001.

“Cultura de luto”

“O desaparecimento de José Duarte deixa a Cultura de luto. Em Portugal, o seu nome confunde-se com a história do jazz, que divulgou de forma apaixonada, incessante, por todos os meios, rádio, televisão, jornais e como programador”, começou por escrever o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, numa nota divulgada sobre o desaparecimento de José Duarte.


Últimas