Lloyd Devereux Richards, advogado e pai de três filhos, tinha o sonho de publicar um livro. O norte-americano conseguiu concretizar o sonho em 2012, depois de 14 anos a escrever o policial “Stone Maidens”, que se tornou número 1 de vendas na Amazon graças à rede social TikTok.
Até ao momento, o escritor tinha vendas muitos pouco significativas da obra, no entanto esta narrativa mudou com um simples vídeo no TikTok. A filha, Marguerite Richards, publicou um vídeo na rede social com a mensagem: "Adorava que ele conseguisse vender alguns exemplares". O vídeo de 16 segundos, onde é detalhada a longa jornada de Lloyd Devereux Richards para terminar o livro, tornou-se num fenómeno e já conta com mais de 44 milhões de visualizações e quase 10 milhões de "gostos".
Os utilizadores parecem ter ficados agarrados à mensagem e foi desta forma que "Stone Maidens" alcançou o primeiro lugar na plataforma de vendas da Amazon nos Estados Unidos.
Ultimamente, o TikTok tem conseguido impulsionar a venda de livros através da hashtag #BookTok, onde os leitores discutem os autores e histórias favoritas. De acordo com o New York Times, em 2021 a hashtag ajudou os escritores a venderem cerca de 20 milhões de livros impressos.
A emoção tomou conta de pai e filha quando souberam deste fenómeno repentino. O norte-americano, que nem conhecia a rede social, acabou mesmo por chorar ao ler os comentários do vídeo. Os utilizadores do TikTok elogiaram tanto a obra como a história do autor.
Em entrevista à BBC, Lloyd Devereux Richards assumiu que "a última semana foi uma experiência turbulenta e alucinante" pare ele. Além disso, deixou a mensagem que é importante nunca desistir.
"Acredito sinceramente que o mais importante para um escritor é nunca aceitar um não como resposta, devemos ter perseverança e nunca, mas nunca desistir.", afirmou.
O livro conta a história de um antropólogo forense do FBI que investiga um assassino que estrangula mulheres e depois coloca os corpos em ravinas.
De acordo com a biografia da Amazon, o escritor adquiriu experiência na área durante um momento da vida em que foi investigador de crimes para um juiz e ajudou a fazer os relatórios das acusações.
Agora, Lloyd Devereux Richards já prepara o próximo livro que vai ser a continuação do "Stone Maidens".