"O poster é magnifico, mas a fotografia foi claramente arranjada para emagrecer as pernas da atriz", avançou a revista italiana Télérame, segundo a BBC. Contudo, não foi só a revista cultural que chamou a atenção para o caso: outros meios de comunicação expuseram o controverso poster.
A fotografia de Cardinale a girar a saia foi tirada em Roma, em 1959. "Claudia Cardinale reduziu um número na saia após apenas um giro", escreveu o Libération, um jornal diário de França. A reação ao emagrecimento da atriz foi similar nas redes sociais.
"Qual é a necessidade de mudar dramaticamente o corpo de Claudia Cardinale para o poster oficial de Cannes 2017?"
"A foto original de Claudia Cardinale e a foto arranjada para o poster do Festival de Cannes"
Após as críticas, a organização do festival veio em defesa do poster. Em declarações à agência AFP, o diretor Thierry Fremaux defendeu que o poster foi "muito bem recebido".
Contudo, nem tudo são críticas. A própria Claudia Cardinale - agora com 78 anos - não levantou nenhum problema quanto à fotografia.
Numa declaração publicada pela organização do festival, a atriz italiana disse que estava "orgulhosa por ter sido escolhida para o poster".
"É a imagem que eu tenho do festival: um evento que ilumina tudo à sua volta. Aquela dança no terraço em Roma faz-me lembrar das minhas origens, e de um tempo em que eu nunca sonhei em subir os degraus até ao mais famoso festival de cinema."
A atriz é conhecida pelos seus papéis nas décadas de 60 e 70, com "O Leopardo", "8 1/2" e "Aconteceu no Oeste".
O Festival de Cinema de Cannes de 2017 começa a 17 de maio e termina a 28, e a seleção dos filmes será apresentada a 13 de abril.