Cultura

Arte urbana marca presença no Lisbon & Estoril Film Festival no sábado 

O artista português Alexandre Farto, que assina  como Vhils, expõe a partir de sábado, no Estoril, uma peça original no âmbito  do Lisbon & Estoril Film Festival, cuja programação inclui a exibição de  vídeos de arte urbana. 

Vhils no Morro da Providência, Rio de Janeiro (Reuters/Arquivo)
[[© Pilar Olivares / Reuters]]

A inauguração da exposição de um original de Vhils, "feito de propósito  para o Lisbon & Estoril film Fest", está marcada para as 15:00 de sábado,  no Centro de Congressos do Estoril, um dos locais onde decorre o festival,  que arranca hoje e termina no dia 18 de novembro. 

Também para sábado, e no Centro de Congressos do Estoril, mas às 16:00,  está marcada a exibição de vídeos de alguns de artistas urbanos como Vhils,  os italianos Blu e Angelo Milano, o sueco Akay, o francês JR e "maismenos",  projeto do português Miguel Januário. 

Entre outros, serão exibidos o videoclip de "M.I.R.I.A.M.", canção do  primeiro álbum da banda portuguesa Orelha Negra, que mostra o processo de  criação de uma peça de Vhils, com recurso a efeitos especiais, os quatro  capítulos do projeto Portugal 1143-2012, de "maismenos", desenvolvido  no ano passado no âmbito de Guimarães -- Capital Europeia da Cultura, bem  como vídeos feitos nas edições de 2011 e 2012 do festival italiano FAME,  do qual Angelo Milano é fundador e mentor. 

Os vídeos voltam a ser exibidos no dia 17, às 17:00, no cinema Nimas,  em Lisboa. 

Alexandre Farto, de 25 anos, que captou a atenção do mundo a escavar  retratos em paredes, integra o Júri da Competição Oficial do Lisbon & Estoril  Film Festival. 

Os últimos anos têm sido para este artista português "uma roda-viva  de viagens constantes", com participações em festivais, exposições e trabalhos  pela Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceânia. 

Os filmes "Inside Llewyn Davis", de Ethan e Joel Coen, e "Vénus de vison",  de Roman Polanski, abrem hoje o Lisbon & Estoril Film Festival, que contará  com algumas figuras do cinema e da literatura da atualidade. 

Enquanto o filme dos irmãos Coen (a exibir no cinema Monumental, Lisboa)  se centra no universo da música folk e no ambiente social de Nova Iorque  da década de 1960, a longa-metragem de Polanski (que antestreia no Centro  de Congressos do Estoril) recupera uma peça de teatro de David Ives, inspirada  no texto erótico "La Vénus à la fourrure", de Sacher-Masoch. 

Estes realizadores não estarão em Portugal, mas a organização convidou  outros cineastas a estarem presentes para apresentar os seus filmes, alguns  dos quais premiados este ano em festivais internacionais. 

No encerramento, estará o realizador norte-americano James Gray a apresentar  o filme "The immigrant", protagonizado por Marion Cotillard, Jeremy Renner  e Joaquin Phoenix. 

Toda a programação, incluindo a lista de filmes em competição, está  disponível em www.leffest.com. 

Este ano o festival decorrerá em vários espaços de Lisboa, como os cinemas  Monumental e Nimas, o Centro Cultural de Belém e a Cinemateca, e de Cascais,  como o Centro de Congressos do Estoril e o Casino.
 

Lusa

Últimas