Cultura

Ator Dennis Farina, da série Lei e Ordem, morre aos 69 anos 

Dennis Farina, um dos atores secundários  mais populares de Hollywood e que interpretava o detetive Joe Fontana na  série Lei e Ordem, morreu hoje, aos 69 anos, devido a uma embolia pulmonar,  segundo a sua agente, Lori De Waal. 

O intérprete, que se apresentava sempre com um inconfundível bigode,  protagonizou filmes como "Snatch: Porcos e Diamantes (2000)", "O Resgate  do Soldado Ryan (1999)", "Jogos quase perigosos (1995)", "Romance perigoso"  (1998) ou "Fuga à Meia Noite" (1988), onde encarnou o mafioso Jimmy Serrano.

Protagonizou também séries populares como "Lei e Ordem", "Crónicas do  Crime" ou, mais recentemente, "Luck", onde partilhava o ecrã com Dustin  Hoffman. Farina, de ascendência italo-americana, foi polícia durante 18 anos  em Chicago, a sua cidade natal, antes de se dedicar a tempo inteiro ao cinema,  onde desempenhou vários papéis como agente da lei, mas também personagens  envolvidas em atividades criminais. 

O seu primeiro trabalho em Hollywood foi no filme "O Ladrão profissional"  (1981), a primeira longa-metragem de Michael Mann, com quem voltaria a encontrar-se  em "Caçada ao Amanhecer" (1986) e nas séries "Crónicas do Crime", "Miami  Vice" e "Luck".  Chegou a "Lei e Ordem" em 2004, depois do desaparecimento de uma personagem  chave da série (detetive Lennie Briscoe, interpretado por Jerry Orbach),  mas em 2006 abandonou o projeto para procurar outras oportunidades no cinema.

Um dos seus últimos papéis foi um secundário na série de comédia "Jess  e os Rapazes". O ator deixa três filhos, fruto do seu casamento com Patricia Farina,  de quem se divorciou em 1980.  

     

Lusa

Últimas