Cultura

Depeche Mode e Jurassic 5 atuam no segundo dia do Optimus Alive 

O regresso dos britânicos Depeche Mode e a  estreia em Portugal do coletivo de hip-hop norte-americano Jurassic 5 são  dois dos destaques hoje no festival Optimus Alive, que decorre até domingo  no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras. 

Dan Balilty

O concerto dos Depeche Mode deverá servir para a banda de Dave Gahan,  Martin Gore e Andy Fletcher apresentar o seu mais recente álbum, "Delta  Machine", editado em março. 

O grupo atuou pela última vez em Portugal em 2009, num concerto esgotado  no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. 

A atuação dos Depeche Mode está marcada para as 22:00 no palco por onde  irão passar também os britânicos Editors, os norte-americanos Jurassic 5,  os portugueses Oquestrada e os norte-americanos 2ManyDJs. 

Para os Editors, este será um regresso, mas com "The Weight of Your  Love", o quarto álbum, editado este mês em Portugal. 

Já para os norte-americanos Jurassic 5, um dos mais importantes nomes  do hip-hop da década de 1990, será uma estreia em palcos portugueses. 

O último álbum do coletivo, "Feedback", data de 2006, já depois da saída  de Cut Chemist. Uns meses depois, o grupo separou-se.  

Este ano, DJ Nu-Mark, Cut Chemist, Chali 2Na, Zaakir, Mark 7even e Akil  reuniram-se para atuar em abril no festival de Coachella (EUA). 

Os Oquestrada, que editam em setembro o sucessor de "Tascabeat, o sonho  português", serão os primeiros a atuar hoje no palco principal, pelas 18:00,  onde apresentarão o tema novo "O teu murmúrio". 

Mas os concertos do festival não se limitam ao palco maior. No recinto  há mais quatro palcos, estando um deles instalado no pórtico de entrada  e o outro num coreto. 

No palco Heineken estarão, por exemplo, Hercules & Love Affair, em substituição  da dupla sueca Icona Pop, que cancelou a atuação, os norte-americanos Rhye  e Diiv ou os portugueses Capitão Fausto, The Legendary Tigerman e Boca Doce.

No palco Clubbing, dedicado a sonoridades mais eletrónicas, atuam os  portugueses Time for T, Yen Sung, o australiano Flume, o chileno Matias  Aguayo ou How to Dress Well, do norte-americano Tom Krell. 

Para o coreto, dedicado a música produzida em Portugal e que tem curadoria  do Ginga Beat da Red Bull Music Academy Radio, estão marcadas as atuações  de Marfox+MC Osvaldo, Vahagan & The Sky People, Throes + The Shine, Yellow  e Techno Widow. 

A sétima edição do Optimus Alive começou na sexta-feira e termina no  domingo. 

Lusa

Últimas