Os cancelamentos foram feitos "por motivos alheios à organização", indica um comunicado do festival, acrescentando que Marky Ramones Blitzkrieg with Andrew WK on Vocals substitui hoje os Death From Above 1979 e, no sábado, os Hercule & Love Affair Soundsystem vão substituir as Icona Pop.
Os horários de atuação não vão sofrer alterações, segundo a organização.
De acordo com a organização do festival, Marky Ramone desafiou Andrew WK para o acompanhar numa digressão mundial e neste concerto em Algés vão interpretar os clássicos da mítima banda punk norte-americana.
Quanto ao projeto de Andy Butler, vai apresentar-se no Optimus Alive em formato de Soundsystem.
O primeiro dia do festival Optimus Alive, que arranca hoje em Algés, tem os Green Day como cabeças de cartaz, mas em destaque estarão também o regresso dos Vampire Weekend e as estreias de Jessie Ware e AlunaGeorge.
O recinto, no Passeio Marítimo de Algés (Oeiras), abrirá às 16:00 e acolherá, até domingo, mais de uma centena de artistas portugueses e estrangeiros, repartidos por cinco espaços de atuações.
O festival, que tem capacidade para acolher cerca de 55.000 pessoas, não está esgotado e a organização espera pelo menos 12.000 espetadores estrangeiros.
As primeiras atuações acontecem no pórtico de entrada no recinto, mas nos três palcos principais os concertos começam às 17:00, com os portugueses Quelle Dead Gazelle e com o inglês Ben Ash, que assina como Two Inch Punch, e às 18:00, com os britânicos Stereophonics.
No palco maior, colocado em paralelo ao rio Tejo, as atenções viram-se para o trio norte-americano Green Day, que pratica desde 1987 um punk-rock de sucesso comercial e que editou, em 2012, os álbuns "Uno!", "Dos!", "Tré!".
No extremo oposto do recinto, já no dobrar da meia-noite, estarão os Vampire Weekend, de regresso ao festival com o álbum novo, "Moderns vampires of the city", com canções mais experimentais e menos imediatas que os dois registos anteriores.
A banda aproveitou a estada em Portugal para gravar o teledisco para o próximo single, "Unbelievers".
Hoje, no festival, será possível ainda assistir ao retorno do grupo rock canadiano Japandroids, e a algumas estreias, entre as quais duas revelações recentes da música inglesa, Jessie Ware e AlunaGeorge, sendo que, desta dupla, se ficará a conhecer músicas do álbum de estreia, que só sairá no final de julho.
Destaque ainda para a atuação da dupla portuguesa Dead Combo, que deverá apresentar um alinhamento representativo de uma década de carreira.
Haverá ainda atuações num coreto, com artistas escolhidos pelo coletivo do programa de rádio Ginga Beat, ligado à Red Bull Music Academy Radio.
Depois de vários dias de calor extremo, hoje são esperadas temperaturas mais amenas, variando na região de Lisboa entre os 19 e os 27 graus.
No recinto estará instalada uma área de assistência médica.
A sétima edição do festival Optimus Alive termina no domingo.
Durante o festival, a CP assegura horários alargados na linha de Cascais, com comboios especiais entre as 02:30 e as 04:30, e na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, com destino ao Porto.
Lusa