Cultura

Lisbon & Estoril Film Festival arranca hoje com exibição de novos filmes de William Friedkin e Gus Van Sant

O Lisbon & Estoril Film Festival arranca hoje com a exibição dos filmes mais recentes de William Friedkin e Gus Van Sant e a inauguração de duas exposições de fotografia.

Este ano, o festival, que decorre até dia 14, divide-se pela primeira vez entre Lisboa e o concelho de Cascais.

O filme de abertura em Lisboa é "Inquietos", de Gus Van Sant.

"Inquietos", que acompanha o relacionamento de dois adolescentes, a partir de um encontro casual num funeral, conta com Mia Wasikowska ("Alice no País das Maravilhas") e Henry Hopper, nos principais papéis, e é exibido às 22:00 no Cinema Monumental.

Para assinalar a abertura do festival no Estoril foi escolhido "Killer Joke", de William Friedkin.

O "thriller", protagonizado por Matthew McCounaughey e Emile Hirsch, que conta a história de dois irmãos que contratam um assassino profissional para assassinar a sua mãe, tem exibição marcada para o Centro de Congressos do Estoril às 21:00. O filme repete às 23:30.

No mesmo local, mas às 19:00, são inauguradas as exposições dos fotógrafos Kai Wiedenhfer e Peter Suschitzky.

"Gaza 2010", de Kai Wiedenhfer, centrada na preservação da memória, é inaugurada com a presença do fotógrafo.

Com apenas vinte anos, Kai Wiedenhfer partiu para a faixa de Gaza para fotografar as populações isoladas, captando a situação dramática da região em imagens que viriam mais tarde a conquistar os prémios Alexia e World Press Photo.

A exposição do fotógrafo, também vencedor do primeiro Prémio para Fotojornalismo da Fundação Carmignac Gestion, explora as vidas diárias da comunidade palestiniana em Gaza após o conflito de 2009.

Em "Gaza 2010", o público poderá ver panorâmicas de edifícios destruídos e retratos de palestinianos gravemente feridos após ataques israelitas.

Ainda hoje, serão exibidos no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival, "The Birthday Party" (Casino Estoril às 21:30) e "The Boys in The Band" (Cinema Monumental às 00:00), ambos de William Friedkin.

Lusa

Últimas