Crise na Ucrânia

Putin promete "total cooperação" na recuperação dos corpos

O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu  "total cooperação" ao primeiro-ministro holandês para que os corpos das  vítimas e as caixas negras do voo MH17 possam ser recuperados no leste da  Ucrânia, informou hoje o governo holandês. 

"A propósito do comboio em que estão os numerosos corpos das vítimas  e sobre a entrega das caixas negras, ele  1/8Vladimir Puttin 3/8 prometeu a sua  total cooperação", disse à agência AFP um porta-voz do governo holandês,  que recusou identificar-se. 

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutten, e teve hoje à noite uma conversa  telefónica com Putin, supostamente para este exerça a sua influência sobre  os rebeldes na Ucrânia, tendo sido este o erceiro telefonema depois de que  ocorreu a tragédia que custou a vida a 298 pessoas, das quais 193 holandeses.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines despenhou-se na quinta-feira, muito  provavelmente por ter sido atingido por um míssil terra-ar, numa zona controlada  por rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia. 

A indignação alastrou por todo o mundo, após os rebeldes terem levado  os corpos e impedido o acesso ao local da tragédia. 

Cerca de 200 corpos foram, entretanto, colocados num comboio frigorífico  numa cidade próxima do local do acidente. 

Durante a conversa telefónica, Puttin prometeu a Mark Rutte ajudar no  sentido de que as duas caixas negras do avião sejam entregues aos inspetores  internacionais e que o acesso ao local não seja de novo impedido. 

Os rebeldes pró-russos afirmaram terem em sua posse as caixas negras  que são essenciais para que se faça o inquérito sobre as causas que motivaram  a catástrofe. 

 

    Lusa

 

Últimas