Crise na Ucrânia

NATO alerta para possível invasão russa da Ucrânia dentro de dias

As tropas russas estacionadas na fronteira com Ucrânia podem invadir o país dentro de três a cinco dias, alertou hoje um responsável da NATO. O general Philip Mark Breedlove considerou a situação junto à fronteira ucraniana “muito preocupante”.

Philip Mark Breedlove, general da Força Aérea norte-americana tem desempenhado funções de comando na Aliança Atlântica (Reuters/ Arquivo)
© Bernadett Szabo / Reuters

Segundo o responsável militar da Aliança Atlântica, foram detetados durante a noite sinais de movimentação por parte das forças russas, mas sem indicações de qualquer retrocesso das tropas.

A NATO decidiu ontem suspender a sua cooperação civil e militar com a Rússia, embora mantendo o diálogo político que visa alcançar uma solução para a crise ucraniana, anunciou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen.  

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28 Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico-Norte (NATO) decidiram "suspender a cooperação civil e militar com a Rússia", formalizando uma decisão tomada ao nível dos embaixadores a 5 de março último, disse Rasmussen.  

Últimas