Mundial 2014

Sporting entre clubes que mais formou jogadores no Mundial

A formação do Sporting surge no oitavo lugar num "ranking" de 821 clubes que contribuíram para o desenvolvimento de jogadores selecionados para o Mundial 2014 de futebol, no Brasil.

O "ranking" foi elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES Football  Observatory) e lista os clubes cruzando duas variáveis: o número de jogadores  da sua formação presentes no Campeonato do Mundo e o número de jogos realizados  por estes jogadores "mundialistas" na equipa principal do clube até aos  23 anos. 

No topo da lista surgem os holandeses do Feyenoord, com nove jogadores  no Mundial treinados na sua formação e 882 jogos na equipa principal de  "mundialistas" enquanto eram sub-23. 

Seguem-se o FC Barcelona (nove, 783 jogos), o Dínamo Zagreb (oito, 812),  o Ajax (sete, 867), o Lille (oito, 760), o Manchester United (Gsete, 708)  e o Deportivo Saprissa, da Costa Rica (nove, 445). 

O Sporting surge no oitavo lugar do ranking, com oito "mundialistas"  formados no clube (Beto, Nani, William Carvalho, Rui Patrício, Cristiano  Ronaldo, Miguel Veloso, João Moutinho e Varela) e 502 jogos de jogadores  sub-23.  

Quatro lugares depois, no 12º posto, aparece o segundo clube português  da lista, o FC Porto, com sete jogadores da formação no Mundial (Hélder  Postiga, Vieirinha, Ricardo Costa, Hugo Almeida, Bruno Alves, o colombiano  James Rodriguez e o ganês Christian Atsu) e 471 jogos de sub-23.

Já o Benfica consegue apenas a 82. posição, com um jogador e 353 jogos  de sub-23 (João Pereira). 

O CIES define que um jogador é da formação apenas no caso de este ter  estado três anos consecutivos num clube, entre os 15 e os 21 anos. Por isso  James Rodriguez e Atsu são considerados da formação do FC Porto e também  por essa razão Ricardo Costa surge como jogador da formação tanto do FC  Porto como do Boavista. 

Tanto o Belenenses (Rúben Amorim e André Almeida) como o Boavista (Raúl  Meireles e Ricardo Costa) formaram dois jogadores "mundialistas", mas surgem  mais abaixo no ranking porque estes jogadores fizeram menos jogos nas respetivas  equipas principais do que os "mundialistas" do Benfica. 

O CIES Football Observatory listou 821 clubes neste "ranking" (todos  os que contribuíram para a formação dos convocados das 32 seleções). Assim,  na lista surgem clubes portugueses como o ADC Adémia, que formou o avançado  português Éder, o Varzim (que formou Neto), o Casa Pia (por onde jogou enquanto  sub-23 o guarda-redes Beto) ou o Olivais e Moscavide (Miguel Veloso). 

O estudo do CIES conclui igualmente que foi em França que mais jogadores  "mundialistas" se formaram enquanto futebolistas. 

O CIES nota que tal se deve ao facto de muitos jogadores de seleções  africanas terem iniciado o seu treino logo em clubes gauleses, mas também  à "alta taxa de empregabilidade" de jogadores sub-23 nos emblemas francesas.

Lusa

Últimas