Crise na Grécia

Ministro grego das Finanças confirma início das negociações com o FMI

A Grécia já começou as conversações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para a renegociação da dívida. Atenas quer transformar os empréstimos em obrigações com juros indexados ao crescimento da economia. A confirmação foi dada pelo ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica.

Yanis Varoufakis, ministro grego das Finanças
© POOL New / Reuters

Varoufakis disse que a dívida seria dividida, começando por pagar a parte do BCE "completamente e no prazo". "Propomos substituir as outras tranches, ao FMI e outros países, com novas obrigações e uma cláusula: começaremos o reembolso quando um crescimento sólido se começar a verificar na Grécia", acrescentou o novo responsável das Finanças de Atenas.


O plano do Executivo grego tem sido recebido com ceticismo pelos responsáveis da Zona Euro com quem o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, se tem reunido, no seu périplo por vários países europeus.  

 

O primeiro-ministro grego está hoje em Bruxelas. O novo chefe de Governo esteve reunido esta manhã com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker. Tsipras foi depois recebido pelo presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.

 

Yanis Varoufakis está em Frankfurt, onde tem encontro marcado com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Para amanhã, está agendada uma reunião com o homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.



Últimas