Eleições EUA 2016

Reunião especial de chefes da diplomacia da UE no domingo

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) vão ter uma reunião especial no próximo domingo para debater a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

"O ministro dos Negócios Estrangeiros (Frank-Walter) Steinmeier saúda a realização de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE" na sequência das eleições nos Estados Unidos, indicou fonte do ministério alemão à agência noticiosa francesa AFP.

O encontro - que ainda não foi anunciado pelas instituições europeias - terá lugar na véspera de um Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE que já estava previsto para segunda-feira em Bruxelas, e, de acordo com a imprensa alemã, deverá realizar-se igualmente na capital belga.

Após conhecido o triunfo de Trump, a primeira reação da União Europeia chegou através da conta da chefe de diplomacia europeia na rede social twitter, com Federica Mogherini a assegurar que União Europeia e Estados Unidos vão continuar a trabalhar em conjunto, independentemente do novo "inquilino" da Casa Branca.

"Os laços entre UE e EUA são mais fortes que qualquer mudança política. Vamos continuar a trabalhar em conjunto, redescobrindo a força da Europa", escreveu a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Por seu turno, os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apelaram hoje ao reforço das relações transatlânticas na mensagem de felicitações enviada ao novo presidente eleito dos EUA, que convidaram para visitar a Europa "o mais cedo que lhe for conveniente" e participar numa cimeira UE-EUA.

"Este encontro permitir-nos-ia traçar o curso das nossas relações para os próximos quatro anos", escreveram.

Lusa

Últimas