Eleições EUA 2016

De modelo ilegal a futura Primeira-dama dos EUA

Os Estados Unidos vão ter, a partir de janeiro, uma Primeira-dama de origem estrangeira, a primeira desde 1829 e a segunda na história do país. Aos 46 anos, é a terceira mulher do Presidente eleito. Esta é a história de vida de Melania Trump.

André de Jesus

A ex-modelo de 46 anos nasceu a 26 de abril de 1970 na pequena vila eslovena de Sevnica.

Melania Knauss (apelido de solteira) mudou-se para os Estados Unidos nos anos 90 para trabalhar como modelo.

No final dos anos 90 terá trabalhado ilegalmente como modelo. Na altura, teria apenas um visto de turista.

Em 1995, três anos antes de conhecer Trump, posou nua para uma revista masculina francesa. É a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos a tê-lo feito.

Conheceu Donald Trump em 1998 e o amor resultou em casamento, em 2005. Hillary e Bill Clinton foram, curiosamente, dois dos 350 convidados da cerimónia.

Depois de deixar a carreira de modelo, Melania passou a deter um negócio de joalharia.

Entrou na campanha de Trump de forma discreta, mas cedo gerou polémica devido às acusações de plágio de um discurso de Michelle Obama.

Melania envolveu-se também numa das piores crises da campanha do marido, quando foi divulgado um vídeo com declarações impróprias de Trump sobre as mulheres. A esposa do candidato republicano considerou as declarações do marido "inaceitáveis e ofensivas".

Na campanha foi sempre o braço-direito do marido e até uma blusa que usou num dos debates entre Trump e Hillary deu que falar na internet.

Esteve, naturalmente, ao lado do marido no momento da consagração.

Fala cinco línguas (esloveno, inglês, francês, sérvio e alemão) e, aos 46 anos, Melania Trump prepara-se para ser a segunda Primeira-dama de origem estrangeira na história dos Estados Unidos, a primeira desde o século XIX.

Últimas