Brexit

Reino Unido quer pertencer à Europol até sair da UE

O ministério do Interior britânico expressou esta segunda-feira a intenção de continuar a fazer parte da Europol, a polícia da União Europeia (UE), pelo menos até que se concretize o Brexit.

© Luke MacGregor / Reuters

O secretário de Estado para a Polícia, Brandon Lewis, anunciou que o Governo planeia aderir ao novo regulamento da Europol, que entrará em vigor em maio de 2017.

"O Reino Unido está a abandonar a UE, mas a realidade do crime transfronteiriço mantém-se", alertou Lewis, sublinhando que a polícia comunitária "presta um valioso serviço" ao país.

"Continuar dentro [da Europol] permitir-nos-á manter o nosso atual acesso à agência até deixarmos a União Europeia, o que ajudará a manter os britânicos seguros", afirmou.

Um porta-voz do ministério do Interior indicou que o executivo da primeira-ministra Theresa May continua a estudar opções para cooperar com a UE em matéria de segurança quando forem quebradas as ligações entre Londres e Bruxelas.

May espera ativar antes de abril de 2017 o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia uma contagem decrescente de dois anos para deixar o bloco comunitário, pelo que o 'Brexit' será uma realidade, se se cumprir esse calendário, em 2019.

Segundo o ministério do Interior britânico, é ainda demasiado cedo para especular sobre a forma que assumirá a cooperação policial entre o Reino Unido e a União Europeia após a rutura.

Lusa

Últimas