Brexit

Espanha propõe soberania partilhada de Gibraltar

A Espanha propôs hoje a soberania partilhada com o Reino Unido do enclave britânico de Gibraltar, que assim continuaria a ter acesso ao mercado único da União Europeia, mesmo depois do Brexit.

© Jon Nazca / Reuters

"A nossa fórmula [...] é a de uma soberania partilhada britânico-espanhola durante um período limitado de tempo, até à restituição de Gibraltar", declarou Jose Manuel Garcia-Margallo à rádio espanhola Onda Cero.

Durante o período de transição, os habitantes do enclave britânico no sul de Espanha poderiam conservar a nacionalidade britânica, se assim o desejassem, e um regime fiscal particular, acrescentou o ministro.

Gibraltar, uma península de sete quilómetros quadrados no sul de Espanha, cedida ao Reino Unido em 1713, é continuamente reclamada de volta por Madrid, que a considera como uma colónia britânica.

Cerca de 96 por cento dos habitantes d'"O Rochedo", como é conhecido, pronunciaram-se pela continuação na União Europeia, enquanto 04% preferiram o "Brexit", segundo os resultados divulgados hoje.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9%dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 08%.

Lusa

Últimas